Hábitos que o levam ao próximo nível.

Tuesday, July 26, 2022

Que hábitos o levam ao próximo nível? Os que desenvolvem as suas capacidades. Embora as competências sejam importantes, quando a situação se altera, porque está num novo nível ou porque o contexto é diferente, é provável que necessite de outras. Nesse momento, o que o vai ajudar são as suas capacidades, é com elas que vai melhorar e/ou desenvolver novas competências.
Vamos por isso falar de hábitos que desenvolvem as suas capacidades e o ajudam a caminhar para o próximo nível!

Ser Focado
Estar altamente envolvido, agir de forma intensa, responder aos estímulos que chegam pelos mais diversos meios não é estar focado, é apenas reagir. Para agir e ter foco, além da lista de “To Do” faça a lista de “To Be” e tenha-a presente nas suas escolhas do dia-a-dia. Desta forma está a agir, a liderar-se, a colocar atenção no que é relevante.
Ser proactivo é bom mas também é preciso ser inovador. A inovação começa com a imaginação, que se torna em criatividade e a partir da qual se fazem planos. Para ser imaginativo e ter o momento “UAU”, coloque a sua atenção noutro assunto que não tenha relação com a situação em causa ou deixe que os momentos de descontração revelem ideias.
Gerir a atenção de forma consciente é fundamental para um desempenho superior.

Gerir Energia
A energia é um recurso limitado. Para executar bem e com impacto precisa de bons níveis, por isso é preciso geri-la bem. Os momentos que consomem maior energia têm a ver com processos de resistência, que se manifestam sob a forma de silêncios e/ou de reacções negativas, gerando inconscientemente uma cadeia de emoções de grande envolvência.
Quando tiver consciência de que está prestes a entrar num desses momentos pergunte-se se o que quer mesmo é entrar nesse modo de resistência ou ter uma atitude mais aberta e construtiva. Se já está nele, pergunte-se se a pessoa que está a ter este comportamento é você mesmo.
Evitando ou libertando-se desses momentos vai usar energia de forma positiva e construir dias eficazes para si e para os outros.

Usar informação em contexto
A lista de “To Do” é útil, mas para a tornar altamente eficaz é preciso ter em consideração os contextos. Por exemplo, se está num comité do sistema de qualidade de nada serve a lista com todos os tópicos, é excesso de informação. Crie uma lista para cada um dos contextos habituais, por exemplo: equipa; projecto A; qualidade; hierarquia; desta forma torna-se fácil ter consciência da importância relativa de cada tópico, gerando a clarividência necessária para classificar a sua importância relativa e de quando necessitam de execução. 

Comunicar eficazmente
A comunicação é fundamental para a actividade humana. Ao analisar a composição da palavra – Com Única Ação – facilmente se conclui que o significado é: da comunicação resulta uma acção única entre as partes.
Mas comunicar bem não é fácil e implica compreender o que a outra parte está a tentar dizer-lhe. Para isso é fundamental escutar, isto é, perguntar para clarificar, para tirar dúvidas, fazendo silêncio esperando pela resposta. Depois verbalize o que compreendeu para garantir que a ideia transmitida é a mesma.
Este hábito transforma positivamente os compromissos e desenvolve confiança elevando as suas relações.

Criar e desenvolver Colaboração
No mundo de hoje com a alta velocidade a que tudo acontece e a cada vez maior especialização, é preciso aprender com as outras partes. Quem colabora avança mais rapidamente e alcança os seus objectivos com menos esforço.
Para colaborar, participe, contribua com ideias, convide os outros a fazer o mesmo. Encontre os objectivos comuns, envolva e responsabilize cada parte pela sua actividade perante o grupo de trabalho. Quando houver falhas ou erros estimule o grupo a desenvolver soluções e não apenas realizar a análise do que se passou. É assim que encontra o espaço onde nova energia e criatividade se desenvolvem. As reuniões são um momento privilegiado onde muitas destas coisas acontecem. Desenvolva a competência de gerir reuniões. Torne o grupo de trabalho positivo, ágil e efectivo.

Fazer bem as coisas simples
Dê o seu melhor, faça bem as coisas simples. As tarefas complexas são feitas das simples. Ao não fazer bem as tarefas simples, por vezes cometem-se erros graves e arrisca-se a que o modo de estar se vá alterando, acabando por minar a forma de estar e de ser. Talvez este seja o hábito que potencia os outros hábitos.

Conclusão
Adicione aos habituais objectivos de carreira, objectivos de aprendizagem e o propósito com que vive cada um dos seus dias. Assim garantirá evolução de carreira e evolução pessoal. Desta forma tem maiores possibilidades de colocar todo o seu potencial ao seu serviço e ao serviço dos outros. Tenha impacto e permita que os outros possam viver com o melhor de si. Se ficar apenas pelos objectivos de carreira arrisca-se a ficar refém dela ou mesmo de si próprio.


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