O resultado é bom, e o desempenho?

Tuesday, July 26, 2022

Se habitualmente os resultados são bons, porquê pensar no desempenho?

Podemos ter um grupo de trabalho motivado que habitualmente atinge os objectivos propostos, mas será que é um bom desempenho? Esta questão é relevante porque quando as condições de execução forem menos favoráveis é a capacidade de desempenhar que vai continuar a garantir o resultado.
E o desempenho relativo com outros grupos ou organizações é bom?
Se ao longo dos anos os resultados forem aparecendo e o nível de desempenho for semelhante, existe o risco de atraso e desvantagem relativamente a outras organizações que coloquem atenção no nível de desempenho.

Num grupo de trabalho para ter o melhor desempenho, motivação e focus não são suficientes?
Num barco os remadores estão focados mas sem coordenação. Provavelmente não se movimentará de acordo com as expectativas…
A colaboração torna a capacidade do grupo maior do que a soma dos seus elementos.

Porquê ter atenção à colaboração e não a qualquer outra competência?
Sem uma atenção clara sobre a colaboração é bastante provável que perante a necessidade de melhoria, de novos desafios ou por resultados abaixo das expectativas, a tendência seja para a procura de soluções isoladamente. Num bom grupo de trabalho a procura de soluções colectivamente é mais rápida e desenvolve competências.
A capacidade de comunicar torna-se ainda mais relevante ao permitir que a informação recolhida junto de clientes e parceiros de negócio possa ser partilhada. Assim, o grupo e a organização têm melhores condições de adaptação, resultando numa organização aberta, próxima do mercado, que cria oportunidades para inovar.

Tenho a ideia de que o meu grupo é colaborante. Como posso ter a certeza?
Os estágios de colaboração podem ser divididos em cinco níveis que podem ser identificados nas interacções entre elementos: Rejeição, que se caracteriza pela resistência às actividades e pelo silêncio, podendo mesmo ser conflito; Obrigação, fazer o mínimo até poder abandonar; Consenso, é o contexto em que embora não haja desacordo, não há participação nem suporte às escolhas do grupo, vive-se com essa realidade, é um modo passivo; Cooperação, há trabalho conjunto, ajuda mútua dos intervenientes; Colaboração, adiciona ao nível anterior a contribuição com as melhores ideias.

Estes comportamentos podem ser observados em vários contextos, mas as reuniões de grupo, que devem ser regulares e planeadas, são um momento privilegiado para perceber o nível ou níveis dominantes.

Como se desenvolve colaboração?
Como ideia base, é necessário ter presente que colaboração é sobre o que acontece entre as pessoas, não é sobre pessoas. Neste sentido, o estímulo à participação para que os níveis de interacção se desenvolvam é fundamental.
Contudo, o processo de melhoria habitual tem por base a análise de acontecimentos e experiências vividas, procurando evitar a repetição de erros. Neste contexto as contribuições são sobre o realizado por alguém podendo gerar desconforto e/ou situações de competição que podem converter-se em conflito.

Sendo útil, é recomendável toda a atenção para evitar o acima descrito.
É mais fácil desenvolver colaboração sobre o que ainda não aconteceu, sobre o que fazer, sobre qual a solução para uma situação que o grupo enfrenta ou poderá enfrentar.
A colaboração constrói-se num espaço não preenchido, sobre o “copo vazio”, não sobre o “copo cheio” do passado. É mais fácil contribuir sobre o que vai acontecer, que sobre o que já aconteceu.
As ideias que vão surgindo devem ser estimuladas a serem desenvolvidas por todos. Ideias que nem sempre parecem boas, por vezes são a solução ou, pelo menos, a contribuição para que das várias ideias surja “a” ideia!
A experiência diz que este é um processo que necessita de ser motivado, desenvolvendo confiança e conduzindo à participação. O papel de quem coordena é fundamental. Os comportamentos de anos precisam de tempo e persistência para se irem alterando.

Conclusões
A colaboração é um potenciador de capacidades e de resultados, criando condições para equipas mais capazes e mais autónomas.
Num contexto de Revolução Digital as organizações precisam de agilidade para se adaptarem às mudanças de mercado, a novos modelos de negócios disruptivos e competitivos.
As unidades colaborativas assumem por isso um papel determinante. Através delas as organizações alimentam-se de informação, desenvolvem soluções, e têm mais capacidade de resposta, criando oportunidades para inovação.

Estas são razões suficientes para desenvolver colaboração na sua equipa?

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