Qual a relevância das conversas nas organizações? Será que lhes damos a atenção devida?
Os pensamentos estão na base das decisões e da acção, mas é através das conversas que os fazemos acontecer. O impacto produzido depende em grande parte desses momentos e da sua qualidade, é através das conversas que se comunicam, ideias, convicções, alinham expectativas, que nos damos a conhecer e conhecemos os outros.
É em cada conversa que se evolui o pensamento e a forma de pensar, ou pelo contrário se cristaliza. Em cada conversa acontece cultura.
Conversar é comunicar, e a escuta desempenha um papel fundamental. Contudo, nem sempre é usada da melhor forma, talvez por não ser dada a devida importância a cada conversa. Ao desenvolver a consciência do impacto de cada conversa na cultura a forma como conversamos e para que conversamos pode transformar-se.
As organizações com estruturas hierárquicas e hábitos de liderança muito centrados no processo são menos impactadas pela menor qualidade das suas conversas. O seu desempenho é baseado em processos repetitivos que para serem bem executados não implicam grandes necessidades de comunicação.
Contudo, as que funcionam orientadas para a autonomia das suas equipas, e tem como base interacções colaborativas dependem de boas conversas que por sua vez dependem de bons níveis de escuta.
Para que as conversas sejam construtivas, desenvolvam ideias e inteligência colectiva é necessário ter bons níveis de escuta. Neste sentido, podemos dizer que o nível de escuta é um excelente indicador da organização.
Nas suas tentativas de melhoria as organizações optam normalmente pela mudança de processos, mas na essência continuam iguais.Aquilo que é visível pode mudar, mas os níveis invisíveis continuam iguais.
O resultado dessas tentativas pode até resultar no aprofundar do afastamento porque ao perceber que não é parte da mudança cada pessoa limita-se a cumprir, é um processo puramente mecânico. A forma de pensar e os pensamentos continuam a ser os mesmos. A cultura vai manter-se.
Para mudar, é preciso que as conversas aconteçam de forma consciente, e o seu impacto depende obviamente da sua qualidade.
Conseguir que os níveis de comunicação melhorem, depende fundamentalmente dos próprios níveis de comunicação, pelo que este ciclo pode tornar-se difícil de ultrapassar.
Comece por melhorar os seus níveis de atenção a cada pessoa, e para isso pergunte, seja curioso. Procure saber mais sobre as ideias e motivações das pessoas e equipas com quem trabalha. Crie momentos apenas para escutar. Tente compreender antes de ser compreendido.
É impressionante como alguns minutos de conversa podem garantir meses de energia.
Quer melhorar a cultura da sua organização? Melhore as suas conversas.
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